terça-feira, 27 de julho de 2010

Ensaio Aberto: Rusga






A Confraria dos Atores apresenta seu novo processo de criação. Rusga é um experimento cênico baseado no episódio histórico de mesmo nome, que teve como palco a Cuiabá de 30 de maio de 1834. Ao cair da noite, parte da elite cuiabana, desejosa de poder, promoveu uma matança contra seus inimigos, a elite de ascendência portuguesa, chamada pejorativamente de “bicudos”. Rusga significa briga, ruptura, mas para Cuiabá esta palavra também é sinônimo de uma herança política marcada por manipulações e abusos de autoridade. Uma disputa de poder e riquezas, manifestação extrema de xenofobia sob o pretexto de ideais patrióticos.

Neste trabalho, a companhia procura apresentar imagens e sensações desse dia tenebroso sob a ótica de diversos personagens envolvidos direta ou indiretamente com o evento criando

uma trama rizomática. Os personagens, de forma embaralhada e entrelaçada, mostram-se alterados de forma irreversível pelos acontecimentos que permeiam a Rusga. Utilizando o processo de criação coletiva, esta pesquisa surgiu da inquietação da Confraria dos Atores por uma dramaturgia própria que dialogasse com a história de nossa cidade.

Nenhum comentário: