OUTROS QUINTANAS



Em 2006, a partir de pesquisas em dança contemporânea e do encanto da companhia em relação à obra de Mario Quintana, surgiu o espetáculo “Outros Quintanas”, um desafio para a Confraria dos Atores. Sem qualquer formação na área de dança, os atores da companhia buscaram traduzir as sensações e os sentimentos, a livre expressão do corpo num conjunto cênico-literário.

Da leitura, interpretação dos poemas e da pesquisa da vida do autor a companhia encontrou um ambiente característico do universo de criação de Mario Quintana: sozinho num quarto, fumando cigarros, bebendo café, escrevendo à lápis, a poesia surge. Seguindo à risca os hábitos de Mario Quintana, os atores envolvem o público numa arena inundada de versos em papel, com café quentinho e cigarros que são servidos a quem queira. Dançando e brincando com a platéia, os “outros quintanas” mostram suas interpretações particulares da poesia do autor. A poesia está presente em cada aspecto da peça: da criação manual e coletiva dos figurinos à composição das canções.

Como é característico do trabalho da Confraria dos Atores, o público é livre para dançar, brincar, conversar e adentrar o espaço cênico. Sem formalidades a poesia é dada aos montes, jogada ao vento – literalmente – em forma de sons e papéis rabiscados.

Este espetáculo participou do Festival Palco Giratório 2007, Guaná - Aldeia SESC de Arte e Cultura 2007, Mostra SESC de Leitura e Literatura 2008, Semana de Audiovisual 2007, Festival de Curitiba 2008 e Mostra Curto-Circuito de Teatro 2008.


VEJA MAIS

Nenhum comentário: