quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CALANGO ENCENA - OFICINA CALANGO "TODO MUNDO É ATOR"

Festival Calango 2008 - Artes Integradas - Calango Encena
Por Dríade Aguiar Volume Comunicação Cuiabá-MT


O Festival Calango acabou de começar e já com uma das artes integradas: O Calango em Cena. A etapa que se refere às artes cênicas, com a missão de unir essa arte com a música, começou essa tarde com uma oficina de teatro para as bandas locais. Foi pra lá que eu fui, tentando entender como a Confraria Dos Atores – a companhia de teatro que estava ministrando a oficina – iria aproximar os dois tipos de palcos. Logo de cara já percebi a animação de todo mundo: Algumas pessoas do Coletivo Catraia, do Acre, e outras pessoas da Agência de Notícias do Festival que estavam lá só pra cobrir acabaram participando da Oficina, juntamente com alguns integrantes das bandas Los Bobs, Snorks, The Melt e Nithil.

Na oficina, tudo foi voltado pra relação da banda com o público, área que a Confraria – representada nesse dia por Benone Lopes e Karina Figueredo – domina, já que na maioria dos espetáculos o público sai com a sensação de que participou da peça. E esse conhecimento foi dividido de todos os jeitos: desde aprender a usar o tempo, às vezes curto, de maneira eficaz, passando por dicas para preencher todo o palco e chegando em como demonstrar o que você está sentindo de maneira correta pela linguagem corporal. Além disso, a oficina proporcionou às pessoas presentes aprender como controlar certos tiques corporais e como se portar em uma entrevista sem parecer nervoso, ou estressado.

A oficina foi finalizada com uma fala de todo os participantes e dos atores sobre a importância do saber se portar no palco. E em suma a oficina foi super divertida, regada à gargalhadas e improvisos inusitados.

Um comentário:

Grupo de Expressão e Desenvolvimento Artístico disse...

Parabéns pelo trabalho lindo de vocês! E já adiantamos os parabéns pelo Dia do Artista (24 de agosto). Que bons tempos nos levem a uma melhor consciência cultural a cada dia. Sucesso!