quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Um Novo Ano - Uma Nova Forma



Este ano começa com um novo pensamento: a organização. Por diversas vezes esbarramos em dificuldades, em mediocridades, em mesquinharias, em estrelismos. No cenário teatral cuiabano e mato-grossense o que sempre se via eram companhias isoladas, trabalhando a sua arte de maneira sacrificada pela falta de apoio, incentivo e, o que é pior, falta de companheirismo de outras companhias. Elas não se comunicavam, não trocavam, não debatiam, não se conheciam.

Esse cenário começa a mudar. O final de 2007 foi marcado pela mudança de posturas, pela consciência da necessidade da articulação, da organização, do fazer junto. Teatreiros de toda a cidade, sejam eles com vários anos de caminhada, sejam aqueles que estão começando agora, sejam aqueles que usam de sua arte a fonte de renda de seu sustento, sejam aqueles que usam a arte para aprender, distrair e se formar, todos unidos para formalização de um alicerce sustentável e profissional de teatro do estado.

Esse novo ano experimentará uma nova forma de fazer teatro. Um fazer compartilhado, unido, coeso e principalmente forte. Pois a máxima já batida é válida e existe mesmo: a união faz a força. O curto-circuito já começa a ser um fato concreto. O Curto-Circuito é um projeto que foi construído coletivamente, cada companhia, cada produtor independente, cada célula do movimento contribuindo e pensando. E esse projeto não será o único, virão seminários, intercâmbios, oficinas, debates, bares, comunhão.

E como atingir as outras cidades, como se relacionar com a distância? E é para sanar um pouco essa dificuldade que a Internet entra no jogo.O www.movimentodeteatro.ning.com deverá ser um ponto de encontro, um caminho, uma forma de conseguirmos interagir, por isso cada pessoa que hoje está no movimento deverá ser um propagador. Divulgue o Movimento, conte, espalhe... Queremos ver esse espaço cheio de discussões calorosas, de trocas, de notícias de cada companhia, divulgue o seu trabalho, poste fotos, vídeos, faça o grupo da sua companhia... enfim vamos tomar conta do espaço.

Desejo então, e tenho certeza da sua realização, que 2008 seja o ano do teatro em Mato Grosso. Felicidades a todos. E vamos trabalhar.

Nenhum comentário: