quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A CONFRARIA DOS ATORES


Foto: Aroldo Lima Verde


Imbuídos do desejo de se expressarem com maior liberdade, longe das convenções do teatro dito “tradicional”, nove atores se uniram e fundaram, no ano de 2004, a Confraria dos Atores. É através do estudo e aprimoramento do contato entre ator e platéia, que a companhia segue em busca de um teatro autêntico e satisfatório, onde essa interação torna-se personagem principal e uma das características moventes da companhia. Formado atualmente por Benone Lopes, Emanuel Vitor, Jan Moura, Luciano Paullo, Karina Figueredo e Talita Figueiredo.

A Confraria dos Atores, que em sua filosofia prega o teatro como instrumento de descobertas, pretende estabelecer com seu público uma relação de troca. Ao passo que levamos materiais para que eles possam se questionar enquanto seres, a própria companhia se transforma ao receber deles o estímulo necessário para estabelecer esse “ritual” cênico.

Em cada trabalho a presença do ator enquanto criador do processo cênico é marcante, sempre em busca de levar ao público: sensações, reflexões e questionamentos.

Devido à legitimidade, ousadia e qualidade do trabalho, a equipe, em apenas três anos de existência, já se destaca como uma das principais do Estado, tendo participado de mostras e festivais de grande relevância no Brasil, como: Festival de Teatro de Curitiba – Fringe (2006), Mostra Sesc Cariri de Cultura (2006), Festival Nacional de Teatro de Cuiabá (2006), Guaná – Mostra SESC Arsenal de Artes e Cultura (2006/2007), Festival Palco Giratório (2007) e Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães (2007). Dessa forma, a arte produzida no Estado foi conhecida e já ocupa um local de destaque no cenário cultural brasileiro.

Nenhum comentário: