quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

OUTROS QUINTANAS


Foto: Aroldo Lima Verde

A partir do convite do SESC Arsenal-MT em 2006, através do projeto “Leitura de Movimentos”, que tem a finalidade de fomentar a pesquisa, a reflexão e a produção da dança contempôranea, surgiu o espetáculo Outros Quintanas, um desafio para a Confraria dos Atores. Sem qualquer formação na área de dança, os atores da companhia buscaram traduzir as sensações e os sentimentos, a livre expressão do corpo num conjunto cênico-literário.

A resposta do público foi tão positiva que a companhia se propôs a dar continuidade ao projeto, reformulando-o. Hoje, o espetáculo é formatado para espaços abertos, tais como: praças, parques, jardins, etc. Como é característico do trabalho da Confraria dos Atores, o público é convidado a participar tomando café ou adentrando no espaço cênico com a mesma liberdade de um ator.

Da leitura, interpretação dos poemas e da pesquisa da vida do autor encontramos um ambiente característico do universo de criação de Mario Quintana: sozinho num quarto, fumando cigarros, bebendo café, escrevendo à lápis, a poesia surge.

A trilha sonora original de Emanuel Vitor - executada ao vivo - foi composta a partir da relação dos poemas com as tonalidades das interpretações e o ambiente de encenação. Utilizando violão e pandeiro surgiram os timbres e texturas das músicas que ora sublinham, ora pontuam, ora permeiam, ora dialogam, ora contrapõem o trabalho de Quintana e dos atores.

Em meio a esse ambiente que "outros quintanas" se apropriam da poesia para criar movimentos, impressões, sensações e paladares. Ofertando poemas e musicando sentimentos a Confraria dos Atores apresenta sua leitura particular de Mario Quintana.



Ficha Técnica:
Direção – Benone Lopes
Elenco – Karina Figueredo
Jan Moura
Talita Figueiredo

Benone Lopes
Maquiagem – Luciano Paullo
Figurino – Talita Figueiredo
Produção – Confraria dos Atores

Formato: Teatro de rua
Duração: 40 min.

Nenhum comentário: